terça-feira, 22 de junho de 2010

Relato de aulas

Atualmente cursando a disciplina "Tecnologias para Educação Virtual Interativa" professor Romero Tori com participação da professora Itana Stiubiener

O primeiro contato entre alunos e professor da disciplina foi realizada no Second Life no dia 15 de maio 2010. Nesse encontro estavam presentes alunos de três turmas do Professor Romero: uma turma de Pós-graduação em design Instrucional do SENAC de SP, e duas turmas de Pós-graduação em engenharia elétrica da Escola Politécnica da USP, uma turma de São Paulo e outra do Dinter (doutorado interinstitucional) oferecido na UFMT. Alguns momentos do encontro podem ser vistos no clip disponibilizado pelo professor Romero.

Na disciplina foram realizadas interessantes discussões a respeito de distância (temporal, espaço, social, transacional), presença (real, virtual, social), interação, interatividade. Qual a diferença entre interação e interatividade? Toda essa discussão foi muito relevante e a turma se envolveu no assunto, e a princípio algumas divergências de conceitos e interpretações.

Discussões sobre a educação a distância, esse termo é bastante contestado... O que é educação a distância? Qual conotação? Professor longe de aluno? Aluno longe de aluno? Conteúdo longe professor?

Uma atividade trabalhada em sala de aula discutiu a respeito dos artigos:
• Learning with Media - Kozma, R.B. (1991)
• Reconsidering Research on Learning from Media - Richard E. Clark (1983).
A turma foi dividida em dois grupos, sendo que cada grupo formulou perguntas a respeito do uso de cada tipo de mídia na educação (assuntos abordados pelos artigos.). E por fim o debata, onde cada grupo representou um autor.

O grupo, representante do Clark, se resguardou nos seguintes argumentos do autor:
• A mídia é o veículo que entrega a instrução para o aprendiz, portanto não influencia no aprendizado.
• A escolha do uso de uma mídia pode influenciar no Custo e Medida de distribuição do conteúdo, mas somente o conteúdo pode influenciar e construir o conhecimento.

O segundo grupo, representante do Kozma, contra-argumentou:
• Se o meio não for adequado para a entrega, como vai entregar o conhecimento.

Os dois grupos chegaram a conclusão que a proposta do Clark, não trata da capacidade de processamento.

No segundo encontro (10, 11 e 12 de junho/2010) da disciplina - professora Itana, que também nos presenteou com vários assuntos interessantes. Para mim, novos termos LMS e CMS, e novas ferramentas Tidia-ae e Col. Boas discussões sobre sistemas adaptativos.

Fantástica a experiência do professor Miguel Nicolelis, conforme pode ser visto video.

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